sábado, 10 de outubro de 2009

Está no fim a minha terceira semana em Roma.Finalmente começo a sentir a poeira a assentar e as coisas a ganharem contornos mais precisos: sei melhor o que me espera na faculdade, definem-se melhor as relações com as pessoas cá de casa e com outras que vou encontrando, desenham-se perspectivas de como vou aproveitar e encher este tempo... Quando cheguei era ainda tudo desconhecido, incógnito ou no mínimo dúbio; era forçoso andar, mas não fazia ideia de onde me levaria cada passo.Agora já há um pouco de chão desbravado,mas não desapareceu, claro, essa incerteza que é no fundo o sabor da aventura; e que, se causa medo, guarda também uma maravilhosa sensação de liberdade, se aquele não nos paralisa: ninguém faz os meus passos se eu não os der. Ao mesmo tempo que se perde a pretensão de controlar tudo e se fica, simultaneamente, mais capaz e mais pequenino nas mãos de Deus.

Ainda não começaram as minhas aulas, mas na próxima quarta feira começa o meu curso de iataliano.E já tarda!Quero estudar bastante para recuperar o tempo perdido; isto de morar com portugueses de não ter ainda aulas para poder falar com italianos tem tornado mais difícil do que eu esperava o desenferrujar da língua... Dali a poucos dias haverá também uma reunião de erasmus de Direito da Sapienza para nos podermos conhecer e se esclarecerem dúvidas, que não devem ser poucas, sobre como vai funcionar a nossa avaliação.
Entretanto, fui outro dia ao Acolhimento da Capela Universitária, que é uma espécie de Centro Universitário movido por Jesuitas, que têm uma Comunidade dentro da própria cidade universitária.Como o ano académico começa aqui bem mais tarde (como já se percebeu), ainda não começaram as actividades nem têm o plano anual definido, mas fui muito bem recebida por uma rapariga muito simpática que me falou dos tipos de actividades e grupos que existem.
Na próxima quarta feira vou ver se me encho de coragem para aparecer num ensaio do Coro Interuniversitario que vi anunciado em vários cartazes lá na faculdade.Pelo que percebi é um coro de música sacra do vicariato de Roma.

Ontem, sexta-feira, tive um serão fantástico, mas acho que vou contar isso no próximo post (é uma maneira de em obrigar a escrever brevemente), porque combinei ir agora de tarde passear, embora ainda não saiba bem o que vou ver, e nessa altura direi também mais coisas sobre estas duas últimas semanas.
Até breve, prometo!

Bea

Nenhum comentário:

Postar um comentário